quarta-feira, 11 de março de 2015

Vanessa e Daniele: Duas facetas da mesma moeda

Vanessa nasceu de uma família pobre, seu pai abandonou a família logo cedo, sua mãe é doméstica. Daniele nasceu classe média, seu pai é médico, sua mãe, cientista social. Vanessa sempre estudou em escolas públicas. Daniele somente na melhor escola de sua cidade, pelo menos até os 15 anos. Vanessa sempre sofreu bullying porque era a gordinha, baixinha e nerd da escola. Daniele, a mais popular e namoradeira, não curtia muito estudar. Aos 13 anos, Daniele foi “descoberta” por um olheiro e logo, com a ajuda financeira de seus pais começou um curso para modelos. Quando Vanessa, com muito esforço de sua parte, afinal, ela não tinha dinheiro para pagar um cursinho, passou no vestibular para Licenciatura em Biologia, Daniele ganhava seu primeiro milhão, em dólares. Já era famosa mundialmente, estampava capas de revista e modelava para todos os estilistas conhecidos.
Vanessa será sempre professora. Talvez um dia ela consiga passar em um concurso para lecionar na Universidade e ganhar um pouquinho mais. Daniele parou de estudar aos 15 anos e a cada ano fica mais milionária. Vanessa e Daniele: qual o limite da auto-consciência? Qual o limite do capitalismo? Para que serve a moda? Porque Vanessa nunca vai ganhar o que Daniele ganha? Por causa de seu rosto, de seu corpo. Essa é a resposta que todos sabem, mas tem medo de falar em voz alta. Alguns dirão que é sorte, outros, discriminação, muitos colocarão a culpa no PT. O importante, talvez, seja adquirir uma consciência do seu eu, do ser, saber distinguir o certo do errado, a injustiça da justiça. Que se dane! Estas são as consequências do capitalismo, aquele mesmo que você aceitou para poder comprar um Iphone. Alguns dirão que esse texto é uma ode ao socialismo, ao comunismo, ao Spaguetti voador mutante!
Talvez, talvez, este texto sirva a um único propósito: Gerar consciência do que é realmente mais importante para a vida. Professores ou a cor da próxima estação? Pode ser que esse texto seja tudo mentira ou todo verdade, um texto que não importa ou um texto de suma importância para a sociedade e bla bla bla. Não se subestime caro leitor, quem importa aqui de verdade é você e não esse texto. A mente é sua e você pode adquirir consciência quando quiser, fique à vontade. 

Nenhum comentário: